Um convênio foi assinado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Prefeitura de Salvador. Por meio dele, será possível ao hospital veterinário da Universidade oferecer aproximadamente 10 atendimentos semanais gratuitos. Eles serão para cães e gatos de famílias de baixa renda.
Os atendimentos serão direcionados ao hospital pela prefeitura da capital baiana. Ela é quem será responsável pela triagem e regulação dos casos. Os atendimentos irão começar assim que o contrato entrar em vigor, o que deve acontecer no mês de maio.
O convênio foi assinado na quarta-feira, 23/03. O Termo de Convênio n. 006/2022 estima a realização de 10 atendimentos semanais no Hospital de Medicina Veterinária Prof. dr. Renato Rodenburg de Medeiros Netto (Hospmev). Veja a notícia pela Prefeitura de Salvador: www.saude.salvador.ba.gov.br/prefeitura-firma-convenio-com-ufba-para-atendimentos-de-consultas-e-exames-veterinarios-na-capital/
Como dito, os atendimentos virão a partir das demandas da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Esta será a instância responsável pelo atendimento às famílias e pela regulação dos pacientes.
O contrato ainda prevê o repasse financeiro por parte da administração pública municipal no montante de R$ 349.800,00. Isso se refere à realização das atividades previstas por 12 meses. Ao fim desse prazo, é possível que o contrato seja renovado e, assim, que atendimentos a animais de pessoas de baixa renda gratuitamente continue acontecendo.
Serviços
Por meio do convênio, a UFBA se compromete a disponibilizar os serviços do Hospmev, nos termos das exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária. Além disso, vai responsabilizar-se pelos materiais e equipamentos necessários à prestação dos serviços. O hospital da UFBA também realizará os exames para a realização dos procedimentos.
Até a entrada em vigência do contrato, serão divulgados os procedimentos necessários para que sejam feitos os atendimentos. Assim, Salvador segue o que já acontece noutras cidades, como Recife e Teresina, de criar meios de atendimento veterinário gratuito para animais de famílias de baixa renda.
Lançamento
No evento de assinatura do convênio, o diretor do Hospmev, professor João Moreira da Costa Neto, ressaltou a importância da iniciativa. “É uma grande satisfação e um grande desafio esse convênio que promove a inserção da medicina veterinária na Saúde Única”, disse.
Na mesma cerimônia, o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, comentou o avanço na promoção de saúde animal em Salvador: “Além de ampliar a castração, implantar o serviço de recolhimento de animais de grande porte, assinar a ordem de serviço para construção do primeiro Hospital Público Veterinários, estamos firmando uma parceria com a UFBA para que os tutores soteropolitanos de baixa renda possam ter acesso a consultas e exames em nossa cidade”, disse.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!