loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Diversos Programas Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Auxílio Inclusão Saiba Mais Sobre Esse Benefício Do Governo

Previdência Social - INSSO Governo Federal divulgou as novas regras do benefício do Auxílio Inclusão. Trata-se de um valor que é pago para todos(as) os beneficiários (as) que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que conseguirem entrar para o mercado de trabalho com algum trabalho formal.

Esse auxílio existe como uma maneira de estimular a independência dessas pessoas. Assim, pessoas que recebem o BPC poderiam procurar alguma ocupação e, caso consiga, não perca o benefício em contrapartida.

O Auxílio Inclusão é regulamentado pela portaria Dirben/INSS Nº 949, de 18 de novembro de 2021. Com efeito, ele é ofertado por meio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Há alguns requisitos mínimos para se receber o Auxílio Inclusão

Para receber esse benefício, além de ter ingressado no mercado de trabalho, a pessoa precisa estar inscrita e com os dados atualizados no Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).  Além disso, é necessário ter o CPF regularizado e preencher as condições de manutenção do BPC, determinada pelo INSS. Uma das condições está relacionada à renda familiar. Nesse último quesito, não será computada tanto a remuneração do trabalho quanto o valor do Auxílio Inclusão.

Como solicitar o Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão pode ser requerido desde 1º de outubro. A solicitação pode ser feita em qualquer um dos canais de atendimento do INSS. Além dos postos físicos, há o site do INSS na internet e o aplicativo Meu INSS. Há também o canal 135.

Para solicitar o benefício, o INSS exige:

Anúncio
  • Comprovar a deficiência por meio de um laudo médico;
  • Nome fora de restrição de crédito;
  • Ter sido beneficiário do BPC (Benefício de Prestação de Continuada) nos últimos cinco anos ou ter sido suspenso nesse período;
  • Participar de família com renda de até dois salários mínimos por pessoa;
  • Ter inscrição junto ao Regime Geral de Previdência Social ou à previdência municipal/estadual, além de possuir atividade remunerada;
  • Ter inscrição atualizada junto ao Cadastro Único do Governo Federal.

Usando o aplicativo para solicitar o Auxílio Inclusão:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS no celular; o aplicativo está disponível para Android ou iOS;
  2. Faça login com seus dados no Meu INSS;
  3. Selecione a opção Novo Pedido;
  4. Depois, digite qual o serviço ou benefício que deseja consultar;
  5. Confira as informações, digite seus dados e selecione a opção avançar.
  6. Após realizar o procedimento de solicitação, acompanhe o pedido. Isso deve ser feito por meio no aplicativo. O INSS tem até 30 dias úteis para informar o resultado da sua solicitação.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *