loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Diversos Programas Espírito Santo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Saque Aniversário Do FGTS Veja Como Baixar o App FGTS

Criado em 2019 e em vigor desde 2020, o  permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. Contudo, há uma desvantagem. Aderindo a essa modalidade, a pessoa abre mão de receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.

O governo federal divulgou o calendário completo de pagamento nessa modalidade em 2022. Como o nome já diz, os saques podem ser feitos conforme o mês de aniversário do ou trabalhadora.

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), 17,8 milhões de pessoas já aderiram ao Saque-Aniversário.

Como aderir ao Saque-Aniversário do FGTS?

A adesão a essa modalidade é totalmente voluntária. É bem simples de fazê-la. Basta acessar a conta, por meio do aplicativo oficial do FGTS. Ele está disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS, para download gratuito.

Quem não usar o aplicativo pode fazer processo no site da CEF: www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa. ou nas agências do banco.

Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, é necessário optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento, veja mais Informações: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/. Caso contrário, só é possível receber a partir do ano seguinte.

Anúncio

A legislação brasileira prevê que ao ser demitido sem justa causa, qualquer trabalhador ou trabalhadora tem direito a receber seu FGTS. Além disso, há uma multa de 40% sob o valor depositado no fundo. Como dito acima, caso a pessoa aderir ao saque-aniversário, não será mais possível receber o valor total. Somente o pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.

Outras formas de saque do FGTS  (como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves) não são afetadas pelo saque-aniversário.

[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/” icon=”” target=”true”]Acompanhe Muitas Informações Sobre Benefícios Sociais Aqui[/button]

Valores Dos Saldos, Porcentagem de Saque

Limite das faixas de saldo (em R$) Alíquota Parcela Adicional (em R$)
Até 500,00 50,0%
De 500,01 até 1.000,00 40,0% 50,00
De 1.000,01 até 5.000,00 30,0% 150,00
De 5.000,01 até 10.000,00 20,0% 650,00
De 10000,01 até 15.000,00 15,0% 1150,00
De 15.000,01 até 20.000,00 10,0% 1.900,00
Acima de 20.000,01 5,0% 2.900,00

Outras dúvidas sobre o saque-aniversário

Uma dúvida comum é sobre a possibilidade de desistir do saque-aniversário e voltar ao sistema tradicional. A resposta é afirmativa. Da mesma maneira que o trabalhador ou trabalhadora adere à modalidade, pode desistir a qualquer momento. Basta acessar o aplicativo ou o site da CEF, ou mesmo uma agência.

Contudo, quem desiste da modalidade ficará dois anos impossibilitado de sacar o FGTS, em qualquer modalidade. Isso vale até mesmo para casos de demissão.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador ou trabalhadora que aderir a essa modalidade. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Porém, se o dinheiro não for sacado nesse prazo, ele volta para as contas do FGTS do trabalhador ou trabalhadora.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *