Recife Cria Programa De Bolsas Para Estudantes Vulneráveis

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, junto com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, assinam a criação de um inovador programa de bolsas de estudo. Trata-se de um convênio no valor de R$ 895 mil, voltados para oferecer bolsa permanência. Ela será destinada a 250 estudantes em situação de vulnerabilidade social e que participam do Programa Embarque Digital.

O Embarque Digital funciona como um programa inclusivo de acesso ao ensino superior na área de tecnologia. Atualmente, conta 2 mil vagas bancadas 100% pelo município de Recife. Essas vagas são exclusivas para alunos e alunas recifenses que estudaram em escolas públicas. Além disso, conta com cota racial de 50%.

Ao todo, 350 estudantes ingressam no Embarque Digital na edição 2023.1. No total de estudantes, o número foi 5.711 estudantes, em 2019, para 6.746 em 2021. De acordo com a Prefeitura de Recife, são mais de R$ 30 milhões investidos no programa.

Embarque Digital - reprodução/ YouTube
Embarque Digital – reprodução/ YouTube

Os cursos do programa são os seguintes:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia de Software;
  • Engenharia da Computação;
  • Jogos Digitais;
  • Segurança da Informação;
  • Sistemas para Internet e;
  • Sistemas de Informação.

O Recife é hoje a cidade brasileira que mais forma estudantes de tecnologia no Brasil. A cada 100 mil pessoas, 408 fazem cursos na área de tecnologia na cidade. A expectativa é de que em três anos esse número fique perto de dobrar”, afirma o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ao portal JC.Ne.

Sobre o Embarque Digital

O programa Embarque Digital é uma ação da Prefeitura de Recife. O programa conta com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Até o momento, o Embarque Digital já preencheu mais de mil vagas, incluindo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta do programa é beneficiar 2 mil estudantes.

O programa ajuda Recife a ser a capital com maior número de estudantes de programação. Conforme dados da Prefeitura, se considerados os cursos com programação na estrutura curricular, Recife possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes.

A segunda colocada, Florianópolis, possui 343. Em seguida, vêm Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).

Como funciona Bolsa Permanência?

Existem vários programas de Bolsa Permanência no Brasil, tanto governamentais quanto vindo das próprias faculdades e universidades. Elas servem para que estudantes em dificuldade financeira permaneçam com matrícula no ensino superior, evitando-se trancamentos totais ou parciais. A ideia é prover algum suporte parcial, ainda que por tempo determinado.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Família Acolhedora Pernambucana é Regulamentado

O Governo de Pernambuco publicou um decreto que regulamenta o Programa Família Acolhedora Pernambucana. O …

Programa Dá Bolsas De Estudo Para Gamers e Streamers

O Santander Universidades abriu as inscrições para a terceira edição do programa Santander Gamer Pro. …

Cursos FormaSUS Área Da Saúde PE

FormaSUS Tem Inscrições Abertas Em Vários Cursos Gratuitos

A SES-PE — Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco – abriu vários cursos através …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *