Recife Cria Programa De Bolsas Para Estudantes Vulneráveis

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, junto com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, assinam a criação de um inovador programa de bolsas de estudo. Trata-se de um convênio no valor de R$ 895 mil, voltados para oferecer bolsa permanência. Ela será destinada a 250 estudantes em situação de vulnerabilidade social e que participam do Programa Embarque Digital.

O Embarque Digital funciona como um programa inclusivo de acesso ao ensino superior na área de tecnologia. Atualmente, conta 2 mil vagas bancadas 100% pelo município de Recife. Essas vagas são exclusivas para alunos e alunas recifenses que estudaram em escolas públicas. Além disso, conta com cota racial de 50%.

Ao todo, 350 estudantes ingressam no Embarque Digital na edição 2023.1. No total de estudantes, o número foi 5.711 estudantes, em 2019, para 6.746 em 2021. De acordo com a Prefeitura de Recife, são mais de R$ 30 milhões investidos no programa.

Embarque Digital - reprodução/ YouTube
Embarque Digital – reprodução/ YouTube

Os cursos do programa são os seguintes:

Advertisements
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia de Software;
  • Engenharia da Computação;
  • Jogos Digitais;
  • Segurança da Informação;
  • Sistemas para Internet e;
  • Sistemas de Informação.

O Recife é hoje a cidade brasileira que mais forma estudantes de tecnologia no Brasil. A cada 100 mil pessoas, 408 fazem cursos na área de tecnologia na cidade. A expectativa é de que em três anos esse número fique perto de dobrar”, afirma o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ao portal JC.Ne.

Sobre o Embarque Digital

O programa Embarque Digital é uma ação da Prefeitura de Recife. O programa conta com a parceria do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Advertisements

Até o momento, o Embarque Digital já preencheu mais de mil vagas, incluindo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta do programa é beneficiar 2 mil estudantes.

O programa ajuda Recife a ser a capital com maior número de estudantes de programação. Conforme dados da Prefeitura, se considerados os cursos com programação na estrutura curricular, Recife possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes.

A segunda colocada, Florianópolis, possui 343. Em seguida, vêm Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).

Como funciona Bolsa Permanência?

Existem vários programas de Bolsa Permanência no Brasil, tanto governamentais quanto vindo das próprias faculdades e universidades. Elas servem para que estudantes em dificuldade financeira permaneçam com matrícula no ensino superior, evitando-se trancamentos totais ou parciais. A ideia é prover algum suporte parcial, ainda que por tempo determinado.

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Projeto Pretende Criar Programa Habita Servidor Para Servidores Públicos

Projeto Pretende Criar Programa Habitacional Para Servidores

A Câmara dos Deputados está pautando o que deve ser a instituição de um programa …

Oportunidades Na Prefeitura De BH Belo Horizonte

BH Abre Curso De Formação De Mulheres Na Construção Civil

A prefeitura de Belo Horizonte lançou iniciativa visando reduzir a desigualdade entre homens e mulheres …

Concurso Público PM PE Abre Inscrições

Foi divulgado o edital do concurso público da Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Ele …