O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e social. Com ele, o Governo do Estado vem proporcionando oportunidades e suporte para famílias em vulnerabilidade. Mesmo com pouco tempo em vigor — foi criado em 2023— o benefício representa um importante do investimento estadual.
Neste início de junho, o Governo Estadual divulgou data de pagamento do Mães de Pernambuco para o mês de julho. Cerca de 90 mil famílias devem receber a parcela de R$300,00. Segundo dados do poder público, atingirá mais de 110 mil crianças.
Atualmente, o Governo de Pernambuco pretende chegar ao número total de 100 mil famílias beneficiadas pelo Mães de Pernambuco. Dessa maneira, ele deve se tornar o maior programa estadual pernambucano, e um dos maiores do país.
As inscrições no Mães de Pernambuco, assim como o acompanhamento das informações e calendário, devem ser feitos no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br.
Mães de Pernambuco divulga calendário de julho
De acordo com as regras do Mães de Pernambuco, o pagamento de cada parcela é feito a partir do 5º dia útil de cada mês. Dessa maneira, a nova parcela do mês de julho estará disponível a partir do dia 5. A de junho está prevista para o próximo dia 7, sexta-feira.
A parcela será paga para as mulheres que tiverem aderido ao programa ou que confirmaram seus dados entre os dias 23 de maio e 19 de junho. As interessadas devem consultar o site, fazer seu cadastro e confirmarem seus dados.
O pagamento das parcelas do Mães de Pernambuco é feita pela Caixa. Assim, o banco estatal atua enviando os cartões do programa às casas contempladas. Existe também a possibilidade de saque do benefício nas agências bancárias da Caixa. Nesse caso, é necessário apresentar um documento com foto.
A movimentação dos valores do Mães de Pernambuco pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
Critérios para ser beneficiada pelo programa
Para receber as parcelas de R$300,00 do Mães de Pernambuco, é preciso cumprir alguns critérios. São eles:
- Ser responsável familiar
- Morar em Pernambuco
- Ser beneficiária do programa Bolsa Família
- Manter os dados do CadÚnico atualizados
- Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos
- Não ter vínculo empregatício formal
O cadastro no programa Mães de Pernambuco deve ser feito diretamente no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br. Lá, será necessário informar o NIS (Número de Identificação Social), de maneira a confirmar a inscrição regular e atualizada no CadÚnico. Além disso, é preciso informar a data de nascimento.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG
Pesquise Artigos