Programa De Crédito Ao Jovem Empreendedor Aprovado No CAE

A CAE – Comissão de Assuntos Econômicos do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (29/08) o projeto que cria o Programa Nacional de Crédito ao Jovem Empreendedor. A aprovação foi em turno complementar. Trata-se do PL 678/2019, que recebeu relatório favorável e segue para a Câmara dos Deputados. Assim, caso não haja recurso, vai para votação em Plenário.

A matéria havia sido aprovada para este Programa Para Empreendedores em primeiro turno na última terça-feira (22/08). De lá pra cá, não recebeu emendas para o turno suplementar. O projeto atende a uma exigência do Estatuto da Juventude, regido pela Lei 12.852, de 2013.

Como será o programa?

O texto prevê algumas normas de funcionamento do programa. Além disso, matéria prevê possíveis fontes orçamentárias para seu financiamento. Também exige a apresentação de garantias e determina a realização de cursos de qualificação voltados para o empreendedorismo.

De acordo com o texto aprovado, para receber o crédito do Programa Jovem Empreendedor, será necessário atender às seguintes condições:

Advertisements
  • ter idade de 18 a 29 anos de idade
  • não ter emprego, cargo ou função pública;
  • apresentar plano de negócios
  • ter participado de curso de empreendedorismo e gestão financeira reconhecido
  • há exigências de escolaridade. Necessário ter ingressado em curso de nível superior ou, tendo concluído o ensino médio, ter realizado curso profissionalizante ou formação vinculada ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ou, ainda, curso oferecido por Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e
  • apresentar fiança solidária ou outra forma de garantia

Destinação do crédito dentro do programa

O crédito concedido às pessoas que forem beneficiadas pelo programa deve ser destinado ao seu empreendimento. Assim, deve ser destinado à aquisição de máquinas de produção, equipamentos em geral e programas de informática. Pode também servir como ao provimento de capital de giro.

Assim, os recursos podem ser usados para a implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos produtivos. Esses empreendimentos ainda precisam ser localizados no município de residência da pessoa beneficiária.

Advertisements

O senador Irajá (PSD-TO) argumentou a favor do projeto no relatório final, apresentado na CAE. “Os trabalhadores jovens têm relativa desvantagem estrutural em relação aos mais velhos, pois em momentos de crise sua ocupação tende a ser mais fortemente atingida e sua recolocação no mercado de trabalho se dá de forma mais lenta. Atividades ligadas ao empreendedorismo e startups têm correlação positiva com aumentos de produtividade e ganhos substanciais de competitividade para a economia”, disse.

Mais informações a respeito do projeto, no site da Agência Senado de Notícias.

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Mulheres de Favela Oferta Curso Virtual

Programa Mulheres De Favela Oferta Curso Virtual. Saiba Mais

O programa de empreendedorismo Mulheres de Favela vai entrar em uma nova etapa. Dentro dela, …

Coca-Cola Femsa Jundiaí Vagas de Emprego

Coca-Cola E Sebrae Lançam Ação Para Empreendedoras

A Coca-Cola, em parceria com o Sebrae, lançou no último sábado (01/07) programa que objetiva …

Instituto TIM

Instituto TIM Transforma Trabalhos Universitários Em Startup

O Instituto TIM está com inscrições abertas para a oitava edição do programa Academic Working …