Novo Cartão Do Bolsa Família Está Disponível

Foi anunciado pela presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o novo cartão do Bolsa Família. O objetivo desse recurso é oferecer mais tecnologia para o recebimento do principal benefício federal. Serão pelo menos 21,9 milhões de famílias com acesso ao benefício. Uma parte delas já tem a versão mais recente do documento.

O anuncio feito na última terça-feira (07/02). Segundo o governo, beneficiárias e beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, receberão cartões de débito. Além disso, passarão a operar contas-poupança para receber os seus auxílios.

Além do Bolsa-Família, quem têm acesso ao seguro-defeso, pago aos pescadores(as) em período de criação das espécies, também receberão por esse método.

Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências“, declarou Maria Rita em evento em Brasília.

A troca de cartões começou quando o programa ainda era o Auxílio Brasil. Teve início em setembro de 2022. Não houve, contudo, mudança substantiva no funcionamento. A rigor, os cartões do então extinto Bolsa Família foram substituídos pelo do Auxílio Brasil, alterando-se a identidade visual deles.
Veja o vídeo sobre o Novo Bolsa Família abaixo e outros Programas Sociais Importantes no Canal Programas Sociais BR:

O que é possível fazer com o cartão do Bolsa Família?

Os novos cartões contam com a inclusão de chip, da mesma maneira que existem com cartões de crédito e débito. Assim, os novos cartões do Bolsa  Família permitem a função de débito. Dessa maneira, com eles, é possível comprar presencialmente ou fazer saques em Banco 24h. Também é possível fazer saques de valores disponíveis caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. O mesmo vale com relação a casas lotéricas.

Nem todas as pessoas que tem acesso ao benefício receberam a versão mais moderna do cartão. Quem ainda tem a antiga, sem o chip, pode solicitar a troca pela versão mais recente e com mais e melhores funcionalidades.

Como pedir o cartão

De acordo com Rita Serrano, a liberação do novo cartão do Bolsa Família não vai acontecer de forma automática. Assim como ocorreu com o Auxílio Brasil, o governo deve fazer a troca dos documentos aos poucos. Não há uma previsão sobre quando essa substituição acontecerá integralmente.

Porém, com base no processo que já vinha em andamento com o Auxílio Brasil, ele pode demorar alguns meses. O que já é possível afirmar é que a troca não gera nenhum custo às pessoas beneficiadas. O novo cartão deverá ser entregue nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), onde deve ser retirado, ou na casa das pessoas solicitantes.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *