MEC Programa Educação e Família Participação Das Famílias Em Escolas

MEC Programa Educação e FamíliaO Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), lançará o Programa Educação e Família. O lançamento será feito na próxima terça-feira (21). O objetivo do programa será promover maior participação da família na escola. Assim, almejam, com essa participação, melhorar o desempenho dos(as) estudantes.

O evento de lançamento será transmitido às 16 horas, pelo canal do MEC no YouTube.

Para 2022, Programa irá incluir 5.755 escolas da educação básica. Essas unidades de ensino deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias nas suas rotinas de ensino.

Dessa maneira, a pasta acredita que pode impactar positivamente na qualidade da educação. Para tanto, as escolas deverão propor atividades que ampliem a presença das famílias. “Será estimulado o sentimento de pertencimento em relação à escola, com a criação de atividades que promovam a integração. Além disso, haverá formações que auxiliem docentes e diretores escolares a aperfeiçoarem cada vez mais o Programa Educação e Família”, explicou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito, aos canais do governo.

Como a participação da família pode melhorar a qualidade do ensino?

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, em escolas cujos diretores concordaram fortemente com a afirmação “as famílias contribuíram com o trabalho pedagógico” houve diferença positiva de 0,6 na média do Ideb. Os números se referem às séries iniciais do ensino fundamental.

O comparativo é em relação aos dados das escolas cujos diretores marcaram que discordam fortemente. O governo também argumenta que,  conforme resultados do PISA, índice de medição da qualidade educacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2016, que a maior participação dos pais resulta em melhores notas dos estudantes.

Quais serão as ações do programa?

Haverá ações estratégicas no âmbito do programa:

  1. PDDE Educação e Família: aqui, haverá repasse de recursos financeiros a escolas selecionadas pelo Programa. O objetivo é viabilizar a execução do Plano de Ação (atividades de participação e envolvimento das famílias);
  2. Formação Continuada: visa criar ações permanentes de aperfeiçoamento dos saberes. Trata-se de ações elaboradas no âmbito da escola e também pela Secretaria de Educação Básica do MEC. Essa ação oferecerá formações em ambiente virtual;
  3. Conselho Escolar: serão instâncias de participação dos representantes das comunidades escolar e local. O foco, segundo o MEC, serão as famílias de estudantes. A ideia é fortalecer a participação desses conselhos;
  4. Clique Escola: trata-se de aplicativo para dispositivo móvel que visa agilizar e democratizar o acesso da família às informações educacionais e financeiras da escola. A ideia é que com esse acesso possam participar da gestão escolar.
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Cursos Do Instituto Federal

Instituto Federal Baiano Abre Novos Cursos Gratuitos

O Instituto Federal Baiano sem oferece diversas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Esses Cursos Técnicos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *