MEC Programa Educação e Família

MEC Programa Educação e Família Participação Das Famílias Em Escolas

MEC Programa Educação e FamíliaO Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), lançará o Programa Educação e Família. O lançamento será feito na próxima terça-feira (21). O objetivo do programa será promover maior participação da família na escola. Assim, almejam, com essa participação, melhorar o desempenho dos(as) estudantes.

O evento de lançamento será transmitido às 16 horas, pelo canal do MEC no YouTube.

Advertisements

Para 2022, Programa irá incluir 5.755 escolas da educação básica. Essas unidades de ensino deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias nas suas rotinas de ensino.

Dessa maneira, a pasta acredita que pode impactar positivamente na qualidade da educação. Para tanto, as escolas deverão propor atividades que ampliem a presença das famílias. “Será estimulado o sentimento de pertencimento em relação à escola, com a criação de atividades que promovam a integração. Além disso, haverá formações que auxiliem docentes e diretores escolares a aperfeiçoarem cada vez mais o Programa Educação e Família”, explicou o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito, aos canais do governo.

Advertisements

Como a participação da família pode melhorar a qualidade do ensino?

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, em escolas cujos diretores concordaram fortemente com a afirmação “as famílias contribuíram com o trabalho pedagógico” houve diferença positiva de 0,6 na média do Ideb. Os números se referem às séries iniciais do ensino fundamental.

O comparativo é em relação aos dados das escolas cujos diretores marcaram que discordam fortemente. O governo também argumenta que,  conforme resultados do PISA, índice de medição da qualidade educacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2016, que a maior participação dos pais resulta em melhores notas dos estudantes.

Advertisements

Quais serão as ações do programa?

Haverá ações estratégicas no âmbito do programa:

  1. PDDE Educação e Família: aqui, haverá repasse de recursos financeiros a escolas selecionadas pelo Programa. O objetivo é viabilizar a execução do Plano de Ação (atividades de participação e envolvimento das famílias);
  2. Formação Continuada: visa criar ações permanentes de aperfeiçoamento dos saberes. Trata-se de ações elaboradas no âmbito da escola e também pela Secretaria de Educação Básica do MEC. Essa ação oferecerá formações em ambiente virtual;
  3. Conselho Escolar: serão instâncias de participação dos representantes das comunidades escolar e local. O foco, segundo o MEC, serão as famílias de estudantes. A ideia é fortalecer a participação desses conselhos;
  4. Clique Escola: trata-se de aplicativo para dispositivo móvel que visa agilizar e democratizar o acesso da família às informações educacionais e financeiras da escola. A ideia é que com esse acesso possam participar da gestão escolar.
Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …