A Prefeitura de João Pessoa abrirá inscrições nesta terça-feira (11/04) para mais 100 vagas do programa de microcrédito social Eu Posso. O edital passou por algumas atualizações nessa edição. Assim, ampliou o teto oferecido aos empreendedores e empreendedoras.
Agora, para pessoa jurídica, o valor do microcrédito social Eu Posso pode chegar a R$15 mil. Já para pessoa física, o valor pode chegar a R$8 mil. No último grande edital do programa, lançado em outubro de 2022, o limite de crédito oferecido para pessoa física foi de R$ 6 mil. Por sua vez, o teto para pessoa jurídica foi de R$ 10 mil.
As inscrições são exclusivamente presenciais. Elas acontecem a partir das 10h na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A sede fica localizada na rua Diogo Velho, n° 150, no Centro. As inscrições vão até as 15h do próximo dia 18/04 ou até preencherem todas as vagas.
O programa Eu Posso, da prefeitura da capital da Paraíba, é voltado para empreendedores e empreendedoras formais e informais. Pessoas físicas podem obter o microcrédito quando forem maiores de 18 anos ou pessoas legalmente emancipadas. Para participar do programa, é preciso ser residente e domiciliado(a) na cidade de João Pessoa. Também podem participar pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas no Município de João Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal.
Os editais e maiores informações sobre o programa podem ser acessados no seu site, no endereço www.euposso.joaopessoa.pb.gov.br/.
Etapas obrigatórias
O programa Eu Posso é constituído por oito etapas obrigatórias. São elas:
- inscrição;
- capacitação;
- plano de negócio;
- visita técnica;
- análise de crédito;
- entrega do certificado do programa (CEM);
- concessão do crédito e;
- pós-crédito.
Os valores liberados poderão variar. Isso poderá acontecer mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo.
A taxa de juros do programa são de 0,9% ao mês. O pagamento poderá ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas. Haverá ainda carência de até três meses. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento será de até 12 parcelas, sem carência.
Documentação
Na inscrição, são necessários os seguintes documentos:
Para pessoas físicas
- documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional);
- comprovante de situação cadastral no CPF;
- comprovante de residência em nome do empreendedor(a), dos pais ou do cônjuge;
- certidão negativa municipal;
- comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do(a) empreendedor(a) e que contenha informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular e;
- certidão negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.
Para pessoas jurídicas
- documentos pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do(a) titular (no caso de MEI);
- certidão negativa municipal pessoa jurídica;
- cartão CNPJ ou Certificado de MEI;
- comprovante de endereço comercial pessoa jurídica;
- certidão negativa estadual pessoa jurídica;
- certidão negativa federal pessoa jurídica;
- certificado de regularidade do FGTS pessoa jurídica;
- comprovante de conta bancária pessoa jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular: e certidão negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!