O programa Primeiro Passo, criado pelo governo do Ceará, atua visando promover inclusão social e profissional. A iniciativa abrange em todo o Ceará, gerando oportunidades de capacitar jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa é gerenciada pela SPS (Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos ). O programa atende pessoas entre 14 e 29 anos.
Todos os cursos oferecidos são gratuitos. Neste ano, o governo do Ceará promete disponibilizar mais de 8.500 vagas em todo o estado.
O programa é dividido em três linhas de ação. São elas:
Jovem Aprendiz
Essa linha atende jovens com idades entre 14 e 24 anos. A exigência é que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou sejam egressos(as) da rede pública de ensino. Nessa modalidades, são oferecidos cursos com carga horária de 1.280 horas.
Eles se dividem entre aulas e atividades práticas, estas que ocorrem em empresas privadas). Os cursos são realizados no período de 11 meses a 16 meses.
As pessoas inscritas nessa linha são capacitadas em oficinas de formação para o mercado de trabalho. Depois de concluída a formação, serão encaminhadas para os processos seletivos das empresas privadas. Depois da contratação, ainda passam por formações teóricas de aprendizagem.
A SPS fornece fardamento, lanche, material didático e pedagógico. Por sua vez, a remuneração é paga pela empresa. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).
Jovem Bolsista
Já essa linha é voltada para capacitação de jovens entre 15 e 29 anos, que estejam em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Ela visa inclusão dessa faixa da população no mercado de trabalho. A SPS oferece benefícios como lanche, material didático, fardamento e bolsa capacitação no valor mensal de R$ 100,00. A bolsa é paga durante três meses.
Junto com isso, há uma qualificação profissional com duração de 240 horas. As capacitações são ofertadas em parceria com os municípios e associações de cada localidade.
Jovem Estagiário
Nessa linha, a SPS visa atuar como agente de integração entre jovens e mercado de trabalho de maneira mais direta. Dessa forma, direciona jovens de 16 a 21 anos que sejam estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio para instituições que ofertam oportunidades de estágio.
O processo é feito por meio de oficinas. Elas são voltadas para o mercado de trabalho. Além disso, são feitos encaminhamentos posteriores para empresas públicas e privadas. Os e as estudantes receberão salários pegos pela empresa. Depois da contratação, haverá ainda acompanhamentos pelo programa, nas atividades práticas e escolares.
Como se inscrever?
As inscrições são pelo site do programa, no endereço www.sps.ce.gov.br/sistemas/primeiro-passo/. Outra forma de inscrição é procurando a secretaria de assistência social do próprio município.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!