Conheça O Programa Nossa Casa, Do Estado Do Espírito Santo

No Estado do Espírito Santo, o programa habitacional chamado Nossa Casa é uma das principais políticas públicas de habitação. Ele é é operacionalizado pela Sedurb (Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Espírito Santo). Atualmente, o programa está sendo reformulado e será relançado à população com novos benefícios.

Uma das novidades que mais chama atenção é a ajuda financeira que o governo dará às famílias de baixa renda que estiverem inscritas no programa. Isso ocorre também porque o programa será conectado ao Programa Minha Casa, Minha Vida, mas utilizando os recursos do Estado.

O programa é voltado para as populações urbana e rural de baixa renda do estado do Espírito Santo. Seu objetivo é oferecer moradia digna à população, mas ainda engloba outros. Por exemplo, oferece incentivo à produção, aquisição, requalificação e à reforma de habitações de interesse social.

Compete ao Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHAB) a gestão dos recursos federais e municipais que visam a atingir os objetivos do programa.

Advertisements

De acordo com empresários da construção civil do Estado e técnicos do governo revelaram, o valor da ajuda poderá chegar a R$ 55 mil para cada família. Oficialmente, a Sedurb  informou não ser possível prever o valor, já que os detalhes da reformulação ainda estão sendo definidos. Em breve, haverá maior divulgação pelo órgão.

Subprogramas

No formato atual, o Nossa Casa se divide em dois subprogramas, conectados a ele. Que são:

Advertisements
  • Programa Estadual de Habitação Urbana (PEHU): esse programa realiza intervenções na área urbana. Ele tem como objetivo reduzir o déficit habitacional, articulado com o combate à pobreza. De maneira geral, atua visando à inclusão social e à promoção de moradia digna;
  • Programa Estadual de Habitação Rural (PEHR): esse programa atua com intervenções em área rural. Nesse caso, atua também objetivando a redução do déficit habitacional e o combate à pobreza, só que em espaço rural. Seu objetivo é inclusão social e a promoção de moradia digna, com a finalidade de subsidiar a reforma, a produção ou a aquisição de moradias aos agricultores(as) familiares e trabalhadores(as) rurais.

Como participar?

Para participar do programa, considerando as regras atuais, as famílias interessadas devem ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). Com a reformulação e relançamento do programa, novas regras de inscrição no programa devem ser divulgadas. Por isso, o interessado em uma casa/apartamento é bom ter cadastro no CadÚnico, mesmo sem precisar do Bolsa Família, seria mesmo no interesse de moradia digna.

O Programa Nossa Casa é uma importante iniciativa do governo estadual do Espírito Santo. Ela visa melhorar a qualidade de vida das famílias capixabas. O programa já beneficiou milhares de famílias. Ele tem potencial para ajudar ainda mais pessoas a conquistarem a casa própria, e por isso vem sendo reformulado.

Aqui estão alguns dos benefícios do Programa Nossa Casa:

  • Subsídio para a aquisição de imóveis;
  • Construção de moradias populares;
  • Reforma de casas;
  • Isenção de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por dois anos;
  • Financiamento de taxas e despesas cartoriais;
  • Capacitação profissional para as famílias beneficiadas.
Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Família Novas Regras

Cashback De Impostos Deverá Ser Pago No Cartão Bolsa Família

O cashback é um dos dispositivos previstos na Reforma Tributária que mais chama atenção do …

Projeto Propõe Doação De Sangue Para Zerar Pontos Na CNH

Projeto Propõe Doação De Sangue Para Zerar Pontos Na CNH

O Projeto de Lei 5274/2023, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe uma conexão entre …

Como Se Cadastrar No Sistema Habitacional Do Mato Grosso?

O SiHabMT (Sistema Habitacional de Mato Grosso) anunciou o lançamento de uma nova plataforma de …