loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Bolsa Família Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Como Conferir Se Faz Parte Do Bolsa Família?

O Bolsa Família retornou em 2024, juntamente com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pagamento pelo novo programa começa no dia 18 de janeiro. A sequência de repasse seguirá o número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada pessoa beneficiária. Trata-se de uma metodologia que já era adotada na antiga versão do programa, e mesmo do Auxílio Brasil.

O valor repassado para cada família por meio do programa social fica disponível para movimentação pelo prazo de 120 dias.  O valor será repassado usando o aplicativo Caixa Tem, conforme já era feito antes de o programa ter sido descontinuado, em detrimento do Auxílio Brasil.

Diante disso, muitas pessoas têm uma dúvida importante: como consultar se faz parte do grupo de pessoas beneficiárias? A resposta é bastante simples. A consulta deverá ser feita mediante acesso ao aplicativo Caixa Tem. Não há diferenças práticas muito grandes com relação a consultas do Auxílio Brasil, por exemplo.

É preciso reforçar que o benefício está diretamente ligado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) da pessoa beneficiada. Portanto, será preciso usar o número da pessoa titular do benefício para fazer a consulta.

Cabe relembrar, por fim, que para fazer parte do Bolsa Família, ainda é necessário a inscrição no CadÚnico. Aqui, já explicamos como esse procedimento deve ser feito. Isso deve acontecer diretamente em um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Como fazer a consulta?

Conforme dito acima, basta entrar no aplicativo Caixa Tem e fazer a conferência. Será preciso procurar o ícone referente ao benefício e consulta-lo. O procedimento é exatamente o mesmo com o qual se fazia com o Auxílio Brasil.

Anúncio

Para quem não tem acesso à internet, a consulta sobre o pagamento pode ser feita por meio do telefone. Basta ligar no número 121, do Ministério da Cidadania. Basta informar o CPF do titular do benefício.

Quem ainda não recebe o Bolsa Família e deseja entrar na lista de pessoas beneficiárias, é preciso ter os dados no CadÚnico. Como dissemos, é preciso ir a um CRAS e prestar as informações necessárias. Além disso, será preciso também manter o cadastro atualizado a cada 24 meses. A atualização também é necessária no caso de alguma mudança significativa no núcleo familiar.

Extrema pobreza

O estudo pelo CRAS é necessário para determinar se a pessoa é ou não apta a receber o benefício. No caso, é preciso ser classificada em pobreza ou extrema pobreza. Pelo índice atual, a renda não pode passar de R$210,00 por pessoa.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *