A cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, ganhou o programa Entre Elas. Trata-se de iniciativa desenvolvida nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) voltada a mulheres em vulnerabilidade.
Lançado nessa quinta (25), o programa Entre Elas é de autoria da Prefeitura de Betim. Desde então, ele passa a ofertar atendimentos especializados voltados para mulheres que necessitam de vários acompanhamentos. São oferecidas assistências nos campos nutricional, jurídico, socioassistencial e psicológico.
As ações são desenvolvidas em nove Cras do município de Betim. O evento de lançamento ocorreu na Praça do Encontro, na região Central, e reuniu cerca de 400 pessoas.
O público-alvo da iniciativa são mulheres com idade superior a 17 anos e em situação de vulnerabilidade. São entendidas como em situação de violência, dentre os exemplos abaixo:
- isolamento social;
- vivência de violência;
- defasagem escolar;
- em situação de acolhimento;
- vítimas de exploração sexual e violência;
- em situação de rua;
- com deficiências
Entre outras situações possíveis.
Como se inscrever?
Para ter acesso ao programa, a moradora pode procurar uma unidade do Cras mais próxima. Outra opção é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99203-2109.
Pela internet, é possível ser feito um pré-cadastro pelo link https://www.betim.mg.gov.br/entre-elas. Quem não residir na região de dos Cras onde o projeto é desenvolvido, pode se inscrever em uma das unidades relacionadas abaixo. É preciso comparecer no dia e horário dentro da programação que segue:
Cras:
- Imbiruçu, terça-feira, 9h
- Norte, terça-feira, 13h30
- Alterosas I, terça-feira, 14h30.
- Cruzeiro, terça-feira, 15h30
- Alto Boa Vista, quarta-feira às 09h e sexta-feira às 14h
- Teresópolis, quarta-feira, 14h30
- São João, quinta-feira, 9h
- Alterosas II, quinta-feira, 14h
- Jardim Perla, sexta-feira, 15h
Além dos Cras, o projeto “Entre Elas” é desenvolvido também em seis UBSs de Betim:
UBS
- Petrópolis, segunda-feira, 8h
- Campos Elíseos, segunda-feira, 9h
- Vila Recreio, segunda-feira, 10h
- Duque de Caxias, terça-feira, 8h30
- Vila Cristina, sexta-feira, 8h
- Celso Pedrosa, sexta-feira, 9h30
Projeto para três anos
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa visa promover acessos a serviços de bem-estar, esporte, cultura, saúde, educação e lazer a mulheres em vulnerabilidade. “Nós queremos estimular ainda mais o protagonismo e participação das mulheres, principalmente daquelas que estão, por algum motivo, em um momento mais vulnerável”, detalha a secretária de Assistência Social, Sandra Queiroz, ao jornal O Tempo.
As atividades do “Entre Elas” terão duração de três anos. Elas serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar. Esta será composta de educadores sociais, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e advogados.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!