O Governo de Minas Gerais anunciou o Programa Trilhas de Futuro – programa de cursos técnicos gratuitos do Governo de Minas. Essa iniciativa custeia pós-graduações e formação continuada a profissionais da educação. Em Minas Gerais, há cerca de 400 mil profissionais da área que podem, potencialmente, serem beneficiados pela iniciativa.
Para os Estudantes acompanhar as inscrições por AQUI.
No Programa Trilhas de Futuro – Educadores serão disponibilizados e custeados cursos de:
- Pós-graduação lato sensu (especialização e MBA)
- Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)
Esses cursos poderão ser feitos em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, desde que previamente credenciadas. O credenciamento das instituições interessadas foi feito pela Secretaria Estadual de Educação/MG (SEE/MG) no início de 2022.
Com efeito, são 42 mil vagas oferecidas. Elas contemplam cursos de várias áreas relacionadas à educação. Áreas como ensino da matemática, Libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, alfabetização e letramento serão contempladas.
O principal objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais da educação que trabalham na rede estadual mineira. Isso será feito por meio da oferta da formação continuada. Além disso, o programa possibilita o desenvolvimento profissional de docentes e demais profissionais da área. Com essa formação, é possível ainda conseguir progressões na carreira.
Cronograma do Trilhas de Futuro – Educadores
Quem desejar participar do programa deve ter atenção ao período de inscrição (Reabertura do Edital de Credenciamento Para Instituições de Ensino), que ocorrerá em Setembro 2023. O cadastro para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA). A inscrição deverá acontecer exclusivamente pela internet.
Maiores informações se encontram no site do Programa, acompanhe no endereço: www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/index.html. As inscrições online serão abertas também nos endereços oficiais da SEE/MG.
O cronograma para os cursos de mestrado e doutorado dependerá do cronograma e do edital das Instituições de Ensino Superior – IES ofertantes. Nesses casos, também será necessário assar pelo processo seletivo da instituição. Cada qual tem regras e publicação de editais específicos, e o governo estadual contemplará, com o programa, auxílio para o desenvolvimento dessa formação.
Quem pode participar?
Como dito acima, são mais de 400 mil servidores e servidoras da educação em MG. Podem participar servidores e servidoras da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico com os seguintes cargos:
- Professor de Educação Básica (PEB);
- Especialista em Educação Básica (EEB);
- Analista Educacional (ANE);
- Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI);
- Analista de Educação Básica (AEB);
- Técnico da Educação (TDE);
- Assistente Técnico de Educação Básica (ATB);
- Assistente de Educação (ASE)
Quem receber o benefício do programa deverá se comprometer em continuar trabalhando junto à SEE/MG. Isso por pelo menos três anos. Deverá haver ressarcimento ao governo estadual dos valores usados no custeio nos seguintes casos:
- Desistência depois do curso ter se iniciado;
- Desempenho insuficiente;
- Reprovação;
- Exoneração durante a vigência do curso ou nos três anos seguintes à sua conclusão.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos