O Governo do Estado abriu o processo de recadastramento no programa Águas Pará. O programa estadual é executado por meio da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). A estatal realizará até o próximo dia 30 de junho o processo recadastramento das famílias atendidas pelo programa.
O Águas Pará oferece descontos na conta de água e saneamento básico para a população em vulnerabilidade socioeconômica. Para fazer a atualização cadastral, as famílias devem ficar atentas ao prazo (até 30/06). Nesse período, devem levar a documentação exigida até uma unidade de atendimento presencial da Cosanpa.
Os documentos exigidos para o recadastramento no Águas Pará são:
- Conta da Cosanpa,
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- RG (Documento de identidade com foto)
- Cartão do Programa Bolsa Família ou folha resumo do CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal)
Os endereços das lojas de atendimento da Cosanpa estão disponíveis no site da Companhia, no endereço www.cosanpa.pa.gov.br/.
Como funciona o programa?
O Águas Pará é um programa social garante o pagamento, no período de dois anos, das contas de água e saneamento de famílias em vulnerabilidade. Podem ser atendidas àquelas famílias que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água). Também são levados em considerações dados sobre a situação de vulnerabilidade, do banco de dados do CadÚnico.
Trata-se de programa que garante que essas famílias recebam água tratada e saneamento, garantindo qualidade de vida. Além disso, trata-se de um programa de transferência, na medida em que ajuda no alívio das contas do mês.
Robson Querino, coordenador operacional do programa, falou sobre sua importância à Agência Pará de notícias.
“O recadastramento acontece em todo o Estado para que atualizemos os dados dos beneficiários e assim o sistema esteja devidamente correto, mas ressaltamos que, quem não corrigir as suas informações, não significa que perderá o beneficio. Nosso objetivo é estar em contato com as pessoas que já tenham pendências sem seu cadastro feito anteriormente, pois se cruzarmos os dados e aparecer inconsistência, como, por exemplo, uma data de nascimento incorreta, aí sim poderão perder o benefício“, explicou.
Programa de enfrentamento dos efeitos da pandemia
O programa de transferência Água Pará foi implantado em setembro de 2021, dentro de um programa de medidas de mitigação dos efeitos da pandemia. Seu objetivo é beneficiar famílias pobres com o custeio da conta de água e saneamento básico. O Governo do Pará garante o consumo de até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês. O domicílio contemplado pelo programa terá sua conta quitada.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!