Aberto Recadastramento No Programa ‘Águas Pará’

O Governo do Estado abriu o processo de recadastramento no programa Águas Pará. O programa estadual é executado por meio da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará). A estatal realizará até o próximo dia 30 de junho o processo recadastramento das famílias atendidas pelo programa.

O Águas Pará oferece descontos na conta de água e saneamento básico para a população em vulnerabilidade socioeconômica. Para fazer a atualização cadastral, as famílias devem ficar atentas ao prazo (até 30/06). Nesse período, devem levar a documentação exigida até uma unidade de atendimento presencial da Cosanpa.

Os documentos exigidos para o recadastramento no Águas Pará são:

Os endereços das lojas de atendimento da Cosanpa estão disponíveis no site da Companhia, no endereço www.cosanpa.pa.gov.br/.

Recadastramento no Águas Pará ocorre nas lojas da Cosanpa/créditos: divulgação — Agência Pará
Recadastramento no Águas Pará ocorre nas lojas da Cosanpa/créditos: divulgação — Agência Pará

Como funciona o programa?

O Águas Pará é um programa social garante o pagamento, no período de dois anos, das contas de água e saneamento de famílias em vulnerabilidade. Podem ser atendidas àquelas famílias que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água). Também são levados em considerações dados sobre a situação de vulnerabilidade, do banco de dados do CadÚnico.

Trata-se de programa que garante que essas famílias recebam água tratada e saneamento, garantindo qualidade de vida. Além disso, trata-se de um programa de transferência, na medida em que ajuda no alívio das contas do mês.

Robson Querino, coordenador operacional do programa, falou sobre sua importância à Agência Pará de notícias.

O recadastramento acontece em todo o Estado para que atualizemos os dados dos beneficiários e assim o sistema esteja devidamente correto, mas ressaltamos que, quem não corrigir as suas informações, não significa que perderá o beneficio. Nosso objetivo é estar em contato com as pessoas que já tenham pendências sem seu cadastro feito anteriormente, pois se cruzarmos os dados e aparecer inconsistência, como, por exemplo, uma data de nascimento incorreta, aí sim poderão perder o benefício“, explicou.

Programa de enfrentamento dos efeitos da pandemia

O programa de transferência Água Pará foi implantado em setembro de 2021, dentro de um programa de medidas de mitigação dos efeitos da pandemia. Seu objetivo é beneficiar famílias pobres com o custeio da conta de água e saneamento básico. O Governo do Pará garante o consumo de até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês. O domicílio contemplado pelo programa terá sua conta quitada.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Tarifa Social COPASA e COPANOR De Minas Gerais

Em Minas Saiba Como Obter Tarifa Social Na Conta De Água

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário do Estado de …

Credcidadão/ Pará

CredCidadão Conheça O Programa De Crédito Do Pará

O governo estadual do Pará disponibilizou desde de 2023, R$ 50 milhões para quem busca …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *