MEI (Microempreendedores Individuais) podem se beneficiar do programa . Porém, com algumas dificuldades adicionais, considerando alguns detalhes burocráticos. A comprovação de renda é especialmente um ponto que costuma gerar dificuldades. Por isso, explicamos aqui como é o processo, de maneira a facilitar a vida de microempreendedores que querem obter sua casa própria.
Dificuldade do MEI com financiamento habitacional: a comprovação de renda
Uma das primeiras e mais importantes etapas para o financiamento de um imóvel é a comprovação de renda. E justamente o ponto que mais traz dificuldades para o MEI quando se trata de financiamento habitacional.
A grande maioria dos MEI não possui uma contabilidade formal. Por isso, nem sempre conseguem obter a documentação que mostre da maneira que os bancos exigem seu rendimento médio.
A comprovação financeira passa pela apresentação de documentos e evidências de faturamento. Esses documentos e comprovantes influenciam diretamente no montante financiável e nas condições de pagamento. Sem isso, o próprio financiamento sequer é analisado. Qualquer falha ou lacuna nas informações pode gerar um entrave no financiamento, inviabilizando-o.
Minha Casa Minha Vida como oportunidade
O MEI pode ser contemplado no Minha Casa Minha Vida desde que consiga se enquadrar em alguma de suas faixas de renda. Aqui, a questão mais importante é comprovar que está dentro das faixas de renda do programa, com a documentação exigida.
Uma dica para não ter esse tipo de problema é fazer a declaração do . Pela legislação atual, ele não é obrigatório para o MEI. Mas isso pode fazer uma diferença enorme quando se for pedir um financiamento no Minha Casa Minha Vida.
O MEI que fizer a declaração poderá ter menos trabalho com a análise de crédito. Com isso, terá maior credibilidade financeira e, possivelmente, pode ter acesso a condições de financiamento mais vantajosas.
Além disso, documentos como o Certificado da Condição do MEI e declarações de faturamento são fundamentais nesse processo.
Solicitando financiamento do Minha Casa Minha Vida como MEI
Até o momento, não há linhas específicas do Minha Casa Minha Vida para MEI. Porém, essas pessoas podem acessar o programa da mesma forma que outros trabalhadores autônomos ou pessoas físicas. Opera com o MEI as memas faixas de renda e critérios estabelecidos pelo programa.
Há condições de obtenção do financiamento que variam de acordo com a região do país. Além disso, é necessário atender a outros critérios como não possuir imóvel próprio, ter capacidade de pagamento, entre outros.
Para obter informações detalhadas sobre como um MEI pode se beneficiar do Programa Minha Casa Minha Vida, é recomendável entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!