loader image
Categorias
Vagas de Emprego

Governo Vai Conectar Inscritos No CadÚnico A Vagas De Emprego

Pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) têm uma boa notícia. Isso por que essas pessoas serão contempladas por um novo programa social. Nesse caso, trata-se de um programa que irá conectar pessoas com inscrição no cadastro do governo com o mercado de trabalho.

O projeto já vinha sendo ventilado desde que o novo governo foi empossado, em janeiro desse ano. Dessa maneira, ao que tudo indica, ele entrará em vigor ainda nesse ano de 2023. Aqui falamos um pouco sobre o programa e como ele irá beneficiar famílias inscritas no CadÚnico.

Programa conecta pessoas inscritas no CadÚnico com o mercado de trabalho: saiba mais

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai lançar ainda em novembro o programa Redução da Pobreza. Trata-se de um novo programa social do governo federal. Ele tem como objetivo conectar vagas de emprego a pessoas inscritas no CadÚnico.

O Sistema S e Empresas como Carrefour, Coca-Cola e Grupo Mateus são parceiros do programa, dentre várias outras empresas. A informação foi dada pelo secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, ao portal Poder360.

Plataforma deve ser lançada

De acordo com o secretário, deve ser implementada uma plataforma digital do programa. Com ela, as pessoas inscritas no CadÚnico irão poder entrar usando a conta Gov.br para se candidatarem aos postos de trabalho. Com ela, poderão procurar vagas de emprego de acordo com sua localidade e perfil profissional.

Assim sendo, depois demonstrar interesse na vaga, o departamento de recursos humanos da empresa entrará em contato. Evidentemente, isso ocorrerá caso a atenda aos requisitos da vaga. A diferença agora é a mediação a ser feita pela plataforma governamental, por meio do CadÚnico.

Anúncio

Capacitação e empreendedorismo

A iniciativa também vai ofertar capacitação para pessoas que desejam empreender. De acordo com Luiz Carlos Everton, ao Poder360, a plataforma oferecerá essa opção para as pessoas inscritas no CadÚnico. Elas irão se capacitar como empreendedores e empreendedoras com auxílio de instituições parceiras, como o Sebrae e as instituições do Sistema S.

Luiz Carlos Everton também disse que, atualmente, há 28 milhões de pessoas economicamente ativas e inscritas no CadÚnico. Isso mostra o grande potencial de alcance do novo programa do governo.

Segundo o Observatório do CadÚnico, 12,2 milhões de pessoas inscritas trabalham por conta própria. Com o programa, essas pessoas poderão entrar no mercado formal, ou mesmo se capacitarem para melhorar seus negócios. O governo disse que a plataforma foi criada pela própria equipe técnica do ministério e não houve custos extras. Em breve ela já estará disponível.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *