Começaram, nesta segunda-feira (06/11), as inscrições do concurso público da PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo). Por meio dele, haverá a contratação de 2.700 soldados de 2ª Classe da Polícia Militar de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo no site da Vunesp, organizadora do concurso, até 20 de dezembro.
Para participar, os candidatos ou candidatas que se interessem devem ter entre 17 e 30 anos. Além disso, devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Para participar, mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro, enquanto os homens, de 1,60 m. Além disso, é preciso ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias “B” e “E”. As demais especificações constam no edital.
A remuneração básica inicial para o cargo de soldado 2ª classe PM é de R$ 4.852,21. Esse valor está incluindo salário-base e RETP (Regime Especial de Trabalho Policial).
A abertura do edital foi publicada no Diário Oficial no último dia 31. Este é o terceiro concurso público com vagas para reforçar o efetivo da PM SP, em 2023. Em maio e junho, foram abertos dois concursos. Eles contaram com 2.700 vagas para soldados de 2ª classe e 200 vagas para alunos e alunas oficiais.
Em outubro foram autorizadas mais 200 vagas de alunos-oficiais para um novo edital. O edital do concurso da PM SP pode ser lido no endereço vunesp.com.br/PMES2304.
Como se inscrever no concurso público PM SP 2023?
As inscrições começam às 10h do dia 6 de novembro e vão até 20 de dezembro de 2023. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo site da Vunesp, organizadora do concurso – vunesp.com.br/PMES2304. A taxa de inscrições foi fixada no valor de R$ 85,00. Conforme legislação, existem formas de solicitar isenção da taxa de inscrições.
O pagamento do boleto da taxa de inscrições deverá ser feito até o dia 21 de dezembro.
Como serão as provas do concurso?
O concurso da PM SP terá várias etaás. São elas:
- Prova objetiva e Prova dissertativa
- Teste de aptidão física
- Exames de saúde
- Exames psicológicos
- Avaliação de conduta social
- Análise de documentos
As provas objetivas estão marcadas para acontecer no dia 4 de fevereiro de 2024. Todo o conteúdo programático das avaliações consta no edital. As candidatas e os candidatos vão realizar as provas em 37 municípios no Estado de São Paulo e em 14 outros estados.
A prova objetiva será composta por 60 questões. Elas serão distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Matemática: 15 questões
- Conhecimentos Gerais: 15 questões
- Noções Básicas de Informática: 15 questões
- Noções de Administração Pública: 15 questões
A prova discursiva será aplicada no mesmo dia da objetiva, sendo composta por uma dissertação em prosa.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!