Retomada: Programa De Goiás Oferta Diversos Cursos Gratuitos

Retomada

A Secretaria de Retomada, por meio do Programa Goiás Social, vem ofertando diversos cursos gratuitos 2023. Entre janeiro e a primeira quinzena de junho, foram mais de 37 mil matrículas foram realizadas. Considerando que há casos em que uma pessoa pode se inscrever em mais de um curso, esse número não necessariamente corresponde ao total de pessoas beneficiadas.

De forma a fechar o semestre, há previsão de se chegar a cerca de 39 mil inscrições até o dia 30 deste mês de junho. Assim, em aproximadamente 6 meses, quase 25 mil alunos e alunas tiveram acesso a 1.057 cursos.

Os cursos são oferecidos em diferentes Eixos Tecnológicos, que são:

  • Gestão e Negócios
  • Recursos Naturais
  • Produção Cultural e Design
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer
  • Segurança
  • Infraestrutura
  • Ambiente e Saúde
  • Informação e Comunicação
  • Produção Industrial

Segundo dados da Secretaria de Retomada, Informática Básica, Beleza, Culinária e Corte e Costura são, respectivamente, os cursos mais procurados. Além disso, 88,5% das matrículas correspondem aos cursos de capacitação, de curta duração.

Crescimento

Houve substantivo aumento no número de alunas e alunos que chegam até o fim dos cursos, ainda segundo dados da Secretaria responsável pelo programa. No primeiro semestre de 2023, já foram emitidos cerca de 15.500 certificados. A previsão é de chegar a 17 mil. Isso significa um percentual de certificação a quase 70% nos cursos. Nos anos anteriores, a média girava em torno de 40%.

Como se inscrever?

As inscrições para novos cursos e turmas que serão abertos no segundo semestre podem ser feitas a partir da segunda quinzena do mês de julho. Elas estão fechadas no momento devido ao recesso escolar.

As inscrições são pelo site www.retomada.go.gov.br na opção “Cursos Gratuitos”.

 

A meta do programa é de finalizar o ano de 2023 com mais de 93 mil matrículas realizadas. São 37.031 matrículas feitas durante o 1ºf semestre de 2023, com a previsão para fechamento do semestre em 38.748 no total. Além delas, o Governo de Goiás está abrindo outras 56.500 vagas.

Crédito

Com o certificado em mãos, a pessoa que tiver um cadastro ativo e atualizado no CadÚnico e desejar abrir o próprio negócio pode solicitar o Crédito Social. Com efeito, esse programa garante repasse de até R$ 5 mil para aquisição de equipamentos e insumos.

Mesmo quem não atender os critérios do Crédito Social pode obter crédito facilitado e com juros abaixo de mercado pelo programa. Isso porque o Governo de Goiás, por meio da Retomada e da GoiásFomento, oferece linhas de crédito. Essas linhas sem aval e sem juros, com condições facilitadas de pagamento.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Nota Fiscal Premiada Dá Prêmios Em Juiz De Fora

O programa Nota Fiscal Premiada, criado pela Prefeitura de Juiz de Fora, foi criado para …

Programa Governo Da Bahia Mais Futuro 2024

O Governo da Bahia proporciona uma excelente oportunidade de Bolsa Auxílio a quem deseja estudar …

Nota Fiscal Mineira Abre Cadastro e Distribui Prêmios

No início de agosto de 2024, o governo estadual de Minas Gerais anunciou o programa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Favor Assine Notificações Para Você Receber Novos Artigos!! Poderá cancelar a qualquer momento! OK Assinei Não Obrigado