O programa Corra pro Abraço é uma iniciativa de sucesso do Governo Estadual da Bahia. É um programa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad).
O Corra pro Abraço tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas e vivem em contextos de vulnerabilidade. Também acolhe pessoas nessa situação que são afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas.
As iniciativas do programa visam aproximar essas pessoas de redes já existentes de serviços públicos, sobretudo de saúde e assistência social. Com efeito, a ideia é acolher pessoas afastadas de seus direitos seja por estigma, seja por desigualdades sociais.
O Corra pro Abraço existe desde 2013. Atua por meio de várias ações, que vão desde o oferecimento de oficinas de arte e cultura, cursos profissionalizantes, até mediação para que pessoas afetadas pelo uso abusivo de drogas sejam acolhidas em políticas públicas.
Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no seu site oficial, no endereço: www.corraproabraco.ba.gov.br.
Apresentação do Corra pro Abraço ao Governo Federal
Na última semana, representantes do programa participaram, em Brasília, de diversas reuniões com autoridades ligadas ao Governo Federal. A ideia é apresentar os resultados e objetivos do programa de maneira se rediscutir políticas públicas sobre uso de drogas no país.
A iniciativa se deu a partir da necessidade da discussão de políticas sobre drogas. A ideia é agir buscando a redução de danos e trocas de experiências neste campo.
O Corra pro Abraço é referência nacional em redução de danos. Assim, segue na contramão de políticas meramente proibicionistas que ainda predominam no Brasil, ao contrário das tendências internacionais. O Corra pro Abraço faz atendimentos e acompanhamentos aos públicos em situação de rua e/ou em vulnerabilidade.
Na reunião com representantes do Governo Federal, foi falado sobre importância do Conselho Nacional de Políticas sobre drogas (CONAD). Além disso, outro tema foi a necessidade de participação social nas estratégias de implementação de políticas públicas. Nesse caso, o foco principal foi em pessoas em situações de vulnerabilidade social.
“Apresentamos o nosso programa, o Corra por Abraço, no sentido de fazer o Governo Federal ter conhecimento da ação, estabelecer um diálogo sobre possíveis parcerias, fortalecê-lo e fazer com que sirva de inspiração para a política de redução de danos em âmbito nacional”, comentou o superintendente de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, Gabriel Oliveira.
Reuniões
A apresentação do programa Corra pro Abraço foi apenas um tema das reuniões. Foram debatidas políticas noutros campos que dialogam com a necessidade de ações de redução de danos. Foram abordadas, por exemplo, temáticas como cuidado em liberdade e redução de danos. Além disso, foi discutida a questão do desencarceramento e da redução de homicídios da população negra.
Coerente ao debate sobre redução de danos e desencarceramento, o combate ao racismo estrutural também foi parte das reuniões. Os custos da guerra às drogas, a questão das mulheres e as política de drogas, dentre outros, também foram abordados.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!