O Governo Federal está planejando incluir novas pessoas beneficiárias no programa Bolsa Família a partir de março de 2023. Isso porque há no governo a ideia de inserir pessoas que nunca conseguiram receber o saldo do benefício social, mesmo cumprindo todas as regras. Trata-se de projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e que será levado à frente nos próximos meses.
Para que isso aconteça, o Governo deverá apostar na chamada busca ativa, a qual explicamos neste site noutro artigo. Conforme explicamos, a busca ativa será um sistema de procura de pessoas que estão na condição de invisíveis. Além disso, irá identificar àquelas pessoas que, eventualmente, recebem benefício de maneira irregular.
Veja o vídeo sobre o Novo Bolsa Família abaixo e outros Programas Sociais Importantes no Canal Programas Sociais BR:
O plano é contar com a ajuda das prefeituras de cada cidade para procurar essas pessoas. Assim, será possível inseri-las maneira regular no Cadúnico. Com isso, a inserção dessas famílias no rol de beneficiários e beneficiárias do Bolsa Família será, finalmente, viabilizado.
Dessa maneira que o Governo Federal planeja inserir novas pessoas nos seus programas. Não se trata apenas de inclui-las no Bolsa Família, no caso. Mas também em uma série de programas sociais, todos ligados ao CadÚnico. Dentre eles, por exemplo, estão o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Atuação junto aos CRAS
O Governo Federal também trata como prioridade resolver o problema da atual lentidão no sistema dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). Em função desse problema, as filas de programas federais, nos últimos anos, vêm se arrastando há meses.
Devido à alta demanda, alguns municípios chegam a criar longas filas de espera virtuais. Não é raro que elas se estendam por vários meses, até que a pessoa consiga um atendimento. Esta demora pode até mesmo significar que pessoas que poderiam receber o benefício fiquem fora dele, por atrasos no cadastro.
Contudo, oficialmente, o Governo Federal ainda não apresentou um plano para a diminuição dessas filas de atendimento. Mesmo assim, membros do Ministério do Desenvolvimento Social garantem que devem regular todo este processo em um intervalo de um ano. Esse período do primeiro ano do governo é tratado por essa equipe como sendo de transição e reestruturação.
Cadastro no CadÚnico
O CadÚnico é um banco de dados do Governo Federal, como sabemos. Porém, a entrada nele é de responsabilidade das prefeituras. E são justamente os municípios que, nos últimos anos, tem reclamado que não dão conta da alta demanda dos CRAS. Assim, essa reestruturação passará necessariamente por entes municipais.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!