O Auxílio Brasil, desde sua criação, traz uma série de outros benefícios associados a ele. Um deles é o Auxílio Esporte Escolar. Trata-se de um auxílio financeiro que visa estimular o desempenho esportivo de excelência de atletas escolares.
Esse benefício é concedido a atletas escolares integrantes de famílias que recebam os benefícios financeiros do Auxílio Brasil. Além disso, o Auxílio Esporte Escolar é oferecido a pessoas tenham entre 12 e 17 anos incompletos. O benefício é no valor R$ 100,00 (cem reais), referentes a cada uma das doze parcelas mensais pagas ao/à atleta elegível. Além disso, há parcela de R$ 1.000,00 (mil reais), referentes a uma única parcela paga à família.
É possível haver o pagamento do Auxílio Esporte Escolar para mais de uma pessoa no mesmo núcleo familiar.
Para ter direito benefício, um ou uma jovem atleta precisa estar na primeira, segunda ou terceira colocação em competições oficiais dos jogos escolares brasileiros. As seguintes entidades fazem parte das competições oficiais:
- Comitê Olímpico do Brasil (COB);
- Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
- Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE);
- Entidades esportivas e governos locais e estaduais.
Como solicitar o Auxílio Esporte Escolar?
O benefício está vinculado ao Auxílio Brasil, como dissemos acima. Dessa maneira, os valores são liberados conforme os dados recolhidos do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. O CadÚnico é a base de dados mais importante para identificar famílias do Brasil que estão em situações de vulnerabilidade social. Com base nele é que são distribuídos benefícios sociais.
Assim, um primeiro passo fundamental para se ter acesso ao Auxílio Esporte Escolar é ter o cadastro atualizado e ativo. Depois disso, é preciso cumprir os requisitos, como ter idade entre 12 a 17 anos. Há a seguinte ordem de prioridade para a concessão do benefício:
- Inscritos(as) e participantes, fase nacional competições Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
- Primeiros(as) colocados(as) na fase regional, estadual e distrital.
- Segundos(as) colocados(as) na fase regional, estadual e distrital.
- Terceiros(as) colocados(as) na fase regional, estadual e distrital.
Os pagamentos são feitos seguindo o calendário do Auxílio Brasil, segundo o Número de Identificação Social (NIS). O programa tem as regras atuais segundo a Portaria 808 do Ministério da Cidadania.
Para obter o benefício, o ou a estudante precisa se destacar em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros. E, claro, ter cadastro no CadÚnico. Assim, poderá obter o Auxílio Esporte Escolar, pago juntamente com o Auxílio Brasil à sua família.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!