loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Auxílio Brasil Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Auxílio Inclusão Produtiva Rural: Como Receber e Regras

O Auxílio Inclusão Produtiva Rural é um benefício que tem como objetivo incentivar quem recebe o Auxílio Brasil a investir em produção rural própria. Além disso, esse benefício oferece capacitação por meio de um(a) técnico(a) agrícola sobre agricultura familiar.

Trata-se de um benefício complementar ao programa Auxílio Brasil. Ele existe em conjunto com uma série de outros benefícios inclusos no principal programa de transferência de renda do país.

Nesse sentido, o Auxílio Inclusão atua como um fomentador da agricultura familiar para os pequenos produtores rurais. É justamente a agricultura familiar que mais produz alimentos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que a agricultura familiar é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

Assim, trata-se também de um programa que tem potencial de enfrentar a insegurança alimentar, que assola milhões de pessoas no país.

Quem tem direito ao Auxílio Inclusão Produtiva Rural?

O Auxílio Inclusão Produtiva Rural é destinado a brasileiras e brasileiros que vivem na área rural em situação de vulnerabilidade. Nesse caso, é voltado sobretudo a quem não consegue produzir em pequenas propriedades rurais por falta de investimentos.

Prefeitura Municipal de São João Do Soter
Créditos: portal Prefeitura Municipal de São João Do Soter (MA)

Atualmente, segundo o Ministério da Cidadania, cerca de 660 mil famílias brasileiras recebem o benefício junto ao Auxílio Brasil. Os pagamentos são feitos juntamente com o próprio auxílio, como uma forma de renda extra. O valor da parcela do benefício é de R$ 200. Elas são pagas de acordo com o mesmo calendário do Auxílio Brasil.

Anúncio

Vale ressaltar que há algumas diferenças entre este e outros auxílios vinculados ao principal programa social do Governo Federal. No caso, o Auxílio Inclusão Produtivo Rural não pode ser pago a mais de um membro de uma mesma família.

Como obter o Auxílio Inclusão Produtiva Rural?

Os critérios de acesso ao Auxílio Inclusão Produtiva Rural são simples. São eles:

  • Inscrição no CadÚnico e ter seus dados atualizados;
  • Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ativa ou documento similar;
  • Residir em Estado brasileiro que tenha Termo de Adesão em parceria com o Ministério da Cidadania.
  • Não ser beneficiária ou beneficiário do Programa Alimenta Brasil. Isso porque esses benefícios não são possíveis de se acumular.

A inscrição acontece automaticamente por meio do cruzamento de dados. Por isso, é imprescindível manter as informações do CadÚnico e devidamente atualizadas. O benefício tem vigência de até 36 meses. Para obtê-lo, a família deve conseguir comprovar que tem vínculo com a agricultura familiar.

Acompanhe Assuntos Importantes Atuais:

[button color=”blue” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/category/educacao” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Diversos Cursos Técnicos, Aqui[/button]
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *