A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no Brasil. Ele será executado em parceria com a Recicleiros, uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos. A parceria de cinco anos visa apoiar os esforços de reciclagem em 60 cidades em 26 estados do Brasil. Além disso, há expectativa de geração de cerca de 3 mil novos empregos ao longo do processo.
Quando o programa estiver em plena operação, a expectativa é de a reciclar pelo menos 30 mil toneladas de resíduos plásticos por ano. Existe ainda, como parte do projeto, mecanismos de gerar viabilidade comercial para o programa. Assim, será procurada uma criação de mercados finais para os reciclados.
Para isso, a Recicleiros está se ligando diretamente aos donos de marcas e outros usuários finais dos produtos reciclados. Dessa maneira, o projeto procura maior retorno dos catadores, além de estreitar as relações com empresas que podem comprar esses produtos.
A expectativa é que as atividades nas cidades comecem dentro de quatro meses. Isso ocorrerá após o cumprimento de alguns dos requisitos, gerando os primeiros empregos. Assim, é possível que em até três anos a operacionalidade do projeto já esteja estabilizada.
Depois de estar totalmente em operação, o sistema será entregue às cooperativas para ser administrado. As cidades participantes desta primeira etapa foram escolhidas por meio de processo de inscrição.
Unidades de triagem
O programa tem como base um projeto piloto que deu certo no Ceará. Trata-se de um modelo que tem como base o desenvolvimento de políticas públicas em parceria com os municípios. Assim, busca-se o engajando das populações das regiões atendidas pelos programas.
A Recicleiros e a AEPW, além dos centros de reciclagem, construirão unidades de triagem em todos os estados do país.
O projeto também incluirá esforços para desenvolver modelos de soluções com princípios de economia circular. Assim, o programa visa criar sistemas viáveis no ponto de vista comercial em escala, além de gerar diversos empregos.
Demanda por recicláveis pós-consumo deve crescer no Brasil
No conjunto, o projeto visa reduzir o descarte de resíduos e expandir as taxas de reciclagem. Além do impacto ambiental, visa gerar diversos empregos e um senso de comunidade em torno das políticas de redução de resíduos.
A necessidade por recicláveis pós-consumo no país deve crescer de forma significativa nos próximos anos. Isso tem a ver com os marcos regulatórios, bem como compromissos internacionais de diminuição da produção de lixo. O compromisso com o desenvolvimento sustentável é, assim, reafirmado.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!