O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça, 07/06, o Inspire – Programa Catarinense de Inovação Social. Trata-se de um programa governamental para fomentar a inovação social no estado. Isso ocorre por meio da formação, da geração de pesquisa e conhecimento e do incentivo a projetos.
A ideia é apoiar aqueles projetos que possam responder às demandas socioambientais de todas as regiões catarinenses.
Mais de R$2 milhões serão investidos nas diferentes etapas do programa. Os projetos serão desenvolvidos com o apoio da Rede de Centros de Inovação.
Mais informações, no site http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/inspire/.
Inovação social
Crescimento populacional, a urbanização acelerada e movimentos migratórios são grandes questões urbanas e socioambientais mundiais. O programa Inspire parte do pressuposto que tais problemas se fazem presentes também em Santa Catarina. No estado do sul do Brasil, a inovação social é considerada elemento central de políticas públicas para mitigar desafios e promover desenvolvimento sustentável.
O objetivo do programa é fomentar a inovação social em Santa Catarina. Para tanto, o projeto surge em articulação do poder público, autarquias e órgãos estaduais e municipais, além de universidades. “Precisamos articular todos os setores para cumprir essa agenda: governos, universidades, empresas e sociedade civil”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag, coordenadora do Nisp, ao site da Udesc.
A ideia é promover o incentivo a projetos e ações que possam responder aos desafios mais importantes de cada região. Entre elas, as diversas questões socioambientais que ocorrem no contexto atual. Elas serão empreendidas nas regiões de Santa Catarina a partir da Rede de Centros de Inovação.
Quatro grandes ações
O programa Inspire já parte orientado em 4 eixos específicos:
- jornada de formação para agentes de fortalecimento dos ecossistemas regionais;
- criação do Observatório Catarinense de Inovação Social, um repositório vivo que concentra dados e indicadores;
- fomento para iniciativas de inovação social em organizações da sociedade civil, em todas as regiões do estado;
- fomento para iniciativas de inovação social em empresas ou cooperativas.
Por meio do centro de inovação, acessível neste link, é possível cadastrar sua startup ou mesmo se cadastrar como investidor. Além disso, é possível se cadastrar como pessoa com alguma pretensão de empreender e ajudar o projeto. Assim, é possível cadastrar sua empresa, ou ainda como estudante ou pessoa que tem vontade de empreender.
No site, é possível ainda acessar o Portfólio de Funções dos Centros. Nele, é possível acessar o conjunto de serviços e atividades que poderão ser encontradas nos Centros ou por meio deles.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!