O Tesouro Direto é um programa do governo federal para democratizar o acesso aos investimentos em títulos da dívida pública. Por se tratarem de títulos emitidos pelo Governo Federal, é considerado o investimento mais .
A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, no ano de 2002. Desde que que foi criado, mais de 27 milhões de pessoas já aplicaram recursos nos títulos públicos.
Explicando de maneira mais simples, investir no Tesouro Direto é como emprestar dinheiro para o governo. Trata-se de que envolvem risco mínimo. Esses títulos são emitodos Tesouro Nacional, e são caracterizados por sua alta liquidez. Além disso, exigem um aporte mínimo de baixo valor, que atualmente é de cerca de R$40,00.
Especialistas em investimentos entendem que o Tesouro Direto é a principal alternativa para pessoas de renda baixa/média à caderneta de poupança.
Como funciona o Tesouro Direto?
Uma vez adquiridos, os títulos de Tesouro Direto são registrados em nome do investidor ou investidora. Eles são mantidos sob custódia em uma instituição financeira autorizada. Com efeito, via internet ou aplicativo, é possível monitorar os investimentos. Há canais para verificar saldos e rendimentos, entre outros detalhes. Além disso, investidoras e investidores podem antecipadamente resgatar seus investimentos.
Toda vez que alguém adquire um título do Tesouro Direto, é definido um prazo para que ele seja resgatado. No vencimento desse título, o investidor ou investidora recebe o valor investido acrescido dos juros estabelecidos. Por conta de o Tesouro Direto possuir a garantia do Governo Federal, há total segurança para se investir nele.
Existem três categorias principais de títulos do Tesouro Direto:
- Selic
- IPCA+
- Prefixado.
O Tesouro Selic é vinculado à taxa básica de juros, a Selic. Nesse caso, o título oferece uma rentabilidade próxima à taxa definida pelo Banco Central, que esteja vigente no país.
Por sua vez, o Tesouro IPCA+ apresenta rentabilidade atrelada à variação da inflação segundo o IPCA — Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Essa variação é acrescida de uma taxa de juros fixa.
Por fim, o Tesouro Prefixado garante uma taxa de juros fixa durante todo o período de investimento.
Como investir?
Para investir no Tesouro Direto, basta seguir os passos abaixo:
- Crie uma conta na corretora de investimentos de sua preferência
- Faça o cadastro na plataforma do Tesouro Direto, do Governo Federal
- Escolha o título e o valor a ser investido, dentre as opções acima
É possível até mesmo usar um Simulador de Tesouro Direto para saber melhor o quanto terá de retorno tesourodireto.com.br/simulador.
Investir, poupar é o início de sua aposentadoria e olha que quando você tiver idoso(a) irá agradecer a Deus que poupou !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!